notícias
Produtora de Zelito Viana vai restaurar filmes
Com locações na França e no Japão, Egberto Gismonti será tema de filme
Festival Varilux seleciona roteiro da Mapa Filmes
Plurale em site (21/6/2019) – “Como Seduzir um Hétero”, série em oito episódios produzida pela Mapa Filmes”, de Zelito Viana, foi selecionada no 3º Laboratório Franco-Brasileiro de Roteiros do Festival Varilux de Cinema Francês 2019. O roteiro de Marcelo Moraes Caetano será um dos 15 analisados no Hotel Sofitel, em Ipanema, por três consagrados roteiristas franceses.
Autor de mais de 50 livros publicados e premiados em todo o mundo, Marcelo Moraes Caetano, 42 anos, além de roteirista, é também músico, poeta, professor adjunto doutor da UERJ e convidado da Université Libre de Bruxelles (Bélgica).
A comédia “Como Seduzir um Hétero” vai acompanhar a historia de Rodrigo, um jovem homossexual assumido, desgostoso e cansado dos ambientes gays, que resolve seduzir heterossexuais e começa a pensar em modos de tornar isso realidade. Conta com a ajuda de seu melhor amigo, o heterossexual Eric, que se considera o mais experiente e faz o gênero mulherengo e pegador. A hippie Janice, mãe de Rodrigo, tem grande orgulho pelo fato de o filho ser gay, pois vê nisso uma continuação da sua própria vontade de romper as barreiras sociais. Ela acha que a homossexualidade do olho é uma atitude política, ideológica e espiritual. Por isso, odeia Éric com todas as suas forças, pois, acha que, por ele ser hétero, é uma má influência para Rodrigo, sentimento que se intensifca quando o rapaz começa a levar o amigo a lugares eminentemente heterossexuais. Com a ajuda de Douglas, um drag queen e amigo da família, Janice vai fazer de tudo para dificultar as aventuras de Rodrigo e Eric.
Link para PDF: Festival Varilux seleciona roteiro da Mapa FilmesEspecial "Zelito Viana - 80 anos" celebra aniversário deste grande nome da sétima arte nacional
A programação especial exibe algumas das principais obras de Zelito. A homenagem começa no dia 13/05, com Villa-Lobos – Uma Vida de Paixão (2000), drama estrelado por Antônio Fagundes, Marcos Palmeira, José Wilker, Marieta Severo e Othon Bastos, entre outros. Na semana seguinte, entra em cartaz Avaeté – Semente da Vingança (1985), inspirado no massacre aos índios Cintas-Largas no Mato Grosso. A inspiração nativa do diretor continua na semana posterior com o documentário Terra dos Índios (1979). Em Os Condenados (1975), o cineasta adapta a obra de Oswald de Andrade em filme com Isabel Ribeiro, Cláudio Marzo e Roberto Bataglin. O primeiro filme de Zelito, Minha Namorada (1979), fecha a comemoração do aniversário do realizador.
Link para PDF: Especial “Zelito Viana – 80 anos” celebra aniversário deste grande nome da sétima arte nacionalZelito Viana, o engenheiro que se tornou o ‘Dr. Fantástico’ de Glauber Rocha
Link para PDF: Zelito Viana, o engenheiro que se tornou o “Dr. Fantástico” de Glauber Rocha
Mapa Filmes - Celeiro do Cinema Novo
Link para PDF: Mapa Filmes – Celeiro do Cinema Novo